Canadá terá 470 mil pacientes com doença inflamatória intestinal até 2035, alertam especialistas
O número de pessoas no Canadá com doença inflamatória intestinal (DII) está aumentando rapidamente e deve crescer para 470.000 até 2035.
O alerta foi feito através de um novo relatório da Crohn's and Colitis Canada.
Nessa quinta-feira, a instituição de caridade nacional de saúde divulgou seu relatório de 2023 sobre o impacto da DII no Canadá, pedindo que medidas sejam tomadas para melhorar o bem-estar dos indivíduos afetados pela doença.
De acordo com o relatório, espera-se que 322.600 pessoas, ou 0,8% da população do Canadá, sejam diagnosticadas com DII este ano. A porcentagem é projetada para atingir 1,1% até 2035.
"O número de pessoas no Canadá vivendo com DII está crescendo rapidamente. Os cuidados de saúde precisam evoluir para incluir cuidados multidisciplinares, incluindo acesso a médicos e enfermeiros especializados, profissionais de saúde mental, nutricionistas e outros para melhorar a qualidade", afirma o co-presidente Dr. Gilaad Kaplan, um professor de medicina e gastroenterologista da Universidade de Calgary.
O relatório diz que em 2023, um novo caso de DII será diagnosticado a cada 48 minutos, totalizando 11.000 indivíduos. Até 2035, espera-se que esse número suba para 14.000, com um novo caso sendo identificado a cada 38 minutos.
O relatório acrescenta que a incidência de DII entre crianças com menos de seis anos de idade está aumentando a um ritmo particularmente rápido. No entanto, o grupo que apresenta o crescimento mais rápido em casos diagnosticados de DII é o dos canadenses mais velhos.
Segundo o relatório, pessoas com baixo...
Saiba Mais