Incêndios florestais em Alberta: governo acaba com estado de emergência provincial
Alberta encerrou seu estado de emergência provincial na noite do último sábado, enquanto a situação dos incêndios florestais continua a melhorar na província.
O governo diz que os “poderes extraordinários” não são mais necessários, apesar da ameaça de incêndio florestal permanecer nas partes do norte da província.
O estado de emergência, introduzido em 6 de maio, deu ao governo maior poder para acessar fundos de emergência e mobilizar apoio adicional. com o fim do estado de emergência, o centro provincial de coordenação passará para o nível três.
“No geral, a situação dos incêndios florestais melhorou e melhorou significativamente”, disse o ministro da Segurança Pública e Serviços de Emergência, Mike Ellis. “E prevemos que continuará a melhorar. É por isso que o governo não vai continuar o estado de emergência provincial”.
Ellis diz que “os recursos e o suporte permanecem em vigor” mesmo com o fim do estado de emergência. “Continuamos a garantir que temos os recursos de combate a incêndios necessários para o restante da temporada de combate a incêndios”, disse ele.
“E continuamos a apoiar [as comunidades] que foram evacuadas e afetadas. Nenhuma comunidade será deixada para trás”.
Ellis diz que mais de 38.000 habitantes de Alberta foram evacuados no mês passado, com cerca de 4.330 deles ainda evacuados até o momento.
O ministro acrescentou que a província não prevê a necessidade de decretar outro estado de emergência, mas disse estar preparada para o fazer caso a situação se agrave.
A Agência de Gerenciamento...
Saiba Mais