Canadá enfrenta temporada de incêndios florestais sem precedentes: veja as últimas atualizações
Mapas meteorológicos nas paredes e relatórios de precipitação nas telas do escritório de Winnipeg, onde são tomadas as principais decisões sobre a batalha do Canadá contra uma temporada de incêndios florestais sem precedentes.
Dentro da sede do Centro Interagências Canadense de Incêndios Florestais na capital de Manitoba há discussões sobre a melhor forma de combater as chamas de costa a costa.
"É definitivamente uma temporada sem precedentes", disse Jennifer Kamau, gerente de comunicações do centro. "Começou cedo e acelerou muito rapidamente".
Funcionários federais alertaram esta semana que o Canadá pode ter seu pior ano de destruição por incêndios florestais e que os riscos de condições quentes e secas devem persistir em quase todas as províncias e territórios durante o verão.
"Este é um momento assustador para muitas pessoas", disse o primeiro-ministro Justin Trudeau.
Havia 415 incêndios florestais ativos em todo o país nessa terça-feira, 238 deles considerados fora de controle. As evacuações foram generalizadas, ocorrendo em nove províncias e territórios, e afetaram mais de 100.000 pessoas desde o início de maio.
Segundo Kamau, são longas horas de trabalho para descobrir onde os bombeiros e equipamentos são mais necessários a qualquer momento.
O centro foi criado em 1982 e é uma organização federal sem fins lucrativos. É de propriedade e operado pelas agências provinciais e territoriais que são responsáveis pela gestão das terras selvagens em suas regiões.
Quando a temporada de incêndios começa, é o epicentro das decisões sobre como os recursos de combate a incêndios serão compartilhados...
Saiba Mais