Banco do Canadá eleva taxa básica de juros ao nível mais alto desde abril de 2001
O Banco do Canadá anunciou nessa quarta-feira o primeiro aumento da taxa de juros desde janeiro, com a alta inflação persistindo.
Sua principal taxa de juros agora está em 4,75%, a mais alta desde 2001.
“Com base no acúmulo de evidências, o conselho de governo decidiu aumentar a taxa básica de juros, refletindo nossa visão de que a política monetária não era suficientemente restritiva para equilibrar a oferta e a demanda e devolver a inflação de forma sustentável à meta de dois por cento”, disse o Banco de Canadá disse em um comunicado.
Segundo o banco, o excesso de demanda na economia parece ser mais persistente do que o previsto, citando um mercado de trabalho apertado, um crescimento econômico melhor do que o esperado no primeiro trimestre, bem como um crescimento “surpreendentemente forte” do consumo.
A inflação também ficou mais quente do que o esperado em abril, disse o banco central, observando que os preços de uma “ampla gama” de bens e serviços podem ter subido mais do que o previsto.
A decisão de aumentar as taxas de juros ocorre após especulações entre economistas e analistas de que a força contínua da economia canadense levaria o banco central a aumentar as taxas novamente.
Olhando para o futuro, o banco central diz que continuará monitorando a economia e a evolução da inflação, descartando qualquer linguagem que esteja interrompendo os aumentos das taxas, que apareceu no texto dos anúncios de taxas desde...
Saiba Mais