Taxa de desemprego no Canadá sobe em maio pela primeira vez em 9 meses
A taxa de desemprego do Canadá subiu para 5,2% em maio, marcando o primeiro aumento desde agosto de 2022, com os economistas atentos a qualquer sinal de abrandamento do mercado de trabalho.
O emprego geral mudou pouco no mês passado, já que a economia perdeu modestos 17.000 empregos, informou a Statistics Canada nessa sexta-feira.
"A impressão negativa de hoje encerra uma sequência de oito meses de ganhos de empregos", disse o diretor de economia da TD, James Orlando.
"A questão agora é: isso é um caso isolado ou o início de uma tendência? O mercado de trabalho vinha desafiando a gravidade há meses e estava prestes a ceder".
O relatório de empregos vem dois dias depois que o Banco do Canadá elevou sua principal taxa de juros em um quarto de ponto percentual, elevando-a para 4,75%, a maior desde 2001.
A decisão foi motivada por uma série de dados econômicos quentes, incluindo um mercado de trabalho surpreendentemente resiliente. O banco central disse que a resiliência da economia canadense sugere que a inflação de volta a 2% pode ser mais difícil do que se esperava anteriormente.
A taxa de desemprego do Canadá pairava anteriormente em 5% por cinco meses consecutivos, um pouco acima da mínima histórica de 4,9% alcançada no verão passado.
No entanto, a agência federal observou no relatório que o crescimento do emprego moderou nos últimos meses. Ele diz que os ganhos mensais de empregos entre fevereiro e abril foram em média...
Saiba Mais