Fumaça de incêndios no Canadá já atingiu a Europa
A fumaça de centenas de incêndios florestais no Canadá, que já cobriu partes dos Estados Unidos e colocou cerca de 75 milhões de pessoas sob alerta de qualidade do ar, chegou até a Noruega, segundo cientistas do país.
Nos últimos dias, nuvens de fumaça se espalharam do Canadá pela Groenlândia, Islândia e chegaram à Noruega.
Cientistas do Instituto de Pesquisa Climática e Ambiental da Noruega (NILU) conseguiram detectar o aumento da fumaça usando instrumentos muito sensíveis e confirmar sua origem usando modelagem de previsão.
As pessoas na Noruega podem sentir o cheiro e até perceber a fumaça como uma névoa leve, mas, ao contrário de partes dos EUA que sofreram poluição perigosa, elas não devem sofrer impactos à saúde, disse Nikolaos Evangeliou, cientista sênior do NILU.
LEIA TAMBÉM Batalhas contra incêndios florestais continuam sob alertas de calor e qualidade do ar na maior parte do Canadá
“Os incêndios que viajam de distâncias tão longas chegam muito diluídos”, disse ele à CNN.
Nos próximos dias, espera-se que a nuvem se espalhe por faixas da Europa, mas é improvável que as pessoas consigam sentir o cheiro ou perceber a fumaça, disse Evangeliou.
Não é incomum que a fumaça de incêndios percorra longas distâncias.
“A fumaça de incêndios florestais como os do Canadá é injetada em grandes altitudes, permanecendo na atmosfera por mais tempo e capaz de viajar por longas distâncias”, disse ele.
Em 2020, a fumaça dos incêndios florestais recordes da Califórnia foi detectada em...
Saiba Mais