Trudeau promete $500 milhões e armas para ajudar Ucrânia na guerra contra a Rússia
O Canadá gastará $500 milhões para ajudar os militares da Ucrânia a combater a invasão da Rússia, anunciou o primeiro-ministro Justin Trudeau nesse sábado em Kiev, em uma visita surpresa ao país, onde disse ao parlamento local que eles estão em uma batalha pelo "futuro de todos nós".
"Vocês são a ponta da lança que está determinando o futuro do século 21", disse Trudeau durante um discurso de 25 minutos antes de uma sessão especial da legislatura nacional, conhecida como Verkhovna Rada.
Prometendo mais armas e treinamento de pilotos de caça para a Ucrânia, Trudeau também disse aos legisladores que o Canadá apoiará a candidatura de seu país à adesão à aliança militar da OTAN.
"Queremos a paz nos termos ucranianos", disse ele. "A Rússia deve retirar completa e incondicionalmente todas as suas forças militares da Ucrânia".
Enquanto dois legisladores seguravam bandeiras canadenses, Trudeau recebeu aplausos de pé em seu discurso e um caloroso abraço do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.
"O Canadá continuará ao lado da Ucrânia com o que for preciso, pelo tempo que for necessário", disse Trudeau em entrevista coletiva ao lado de Zelenskyy.
"Você está lutando por seu país e por valores como democracia, liberdade, respeito e dignidade. E ao lutar pela Ucrânia, você também está lutando pelo futuro de todos nós", disse Trudeau a Zelenskyy.
A visita, a convite da Ucrânia, ocorre em meio a sinais de que uma tão esperada contra-ofensiva contra a Rússia pode...
Saiba Mais