Trump se declara inocente de acusações sobre documentos secretos
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou, por volta das 17h dessa terça-feira, um tribunal federal em Miami após se declarar inocente das 37 acusações que enfrenta envolvendo documentos secretos do governo dos EUA encontrados em sua propriedade.
O ex-presidente, levado em custódia pelos U.S. Marshals – órgão da polícia federal americana –, chegou por volta das 15h ao tribunal federal de Miami, onde foi fichado e teve as impressões digitais coletadas eletronicamente.
Em suas redes sociais, Trump postou antes de ir ao tribunal: “UM DOS DIAS MAIS TRISTE DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. SOMOS UMA NAÇÃO EM DECLÍNIO!!!”
O procurador especial Jack Smith acusou Trump em um indiciamento de 37 acusações, na semana passada, alegando que o ex-presidente manipulou mal documentos confidenciais trazidos para seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida, e se envolveu em uma conspiração para obstruir a Justiça.
As acusações criminais do Departamento de Justiça aumentam o risco legal em torno do favorito do Partido Republicano em 2024.
O assessor de Trump, Walt Nauta, também foi acusado formalmente e compareceu ao tribunal ao lado do ex-presidente.
A audiência histórica marca a primeira vez na história dos EUA em que um ex-presidente responde a acusações criminais na Justiça federal.
Do lado de fora do tribunal, apoiadores de Trump organizaram manifestação para declarar apoio ao ex-presidente.
Em março deste ano, Trump se tornou o primeiro ex-presidente americano a responder acusações criminais formais, na Justiça estadual de Nova York, em um caso envolvendo a...
Saiba Mais