Aeroporto de Montreal quer que pessoas parem de fazer piqueniques em parque próximo
O Aeroporto Internacional Trudeau de Montreal está reprimindo a prática de piqueniques em seu parque de observação de aviões, temendo um aumento da presença de pássaros famintos, que podem colidir com aeronaves que pousam ou decolam.
O principal aeroporto de Montreal é o único no Canadá com seu próprio parque de observação, disse Anne-Sophie Hamel, porta-voz do aeroporto. Mas, segundo Hamel, o Parque Jacques-de-Lesseps se tornou vítima de sua popularidade.
Para consternação das autoridades aeroportuárias e dos avistadores de aviões, um número crescente de pessoas começou a fazer piqueniques no parque, que são estritamente proibidos porque podem atrair pássaros.
"Com essa popularidade crescente, notamos alguns comportamentos que podem ser perigosos para nós", disse Hamel.
O aeroporto lançou uma campanha – instalando sinalização e postando nas mídias sociais – explicando como os piqueniques podem ser perigosos. Policiais especiais da Patrulha do Aeroporto, que podem distribuir multas, também aumentaram a vigilância.
“Nem todo mundo é capaz de fazer a ligação entre ter comida e o risco de colisão entre um avião e um pássaro”, disse ela.
Hamel disse que o risco de colisões com pássaros é sério, explicando que em 2009, um voo da US Airways foi notoriamente forçado a fazer um pouso de emergência no rio Hudson, em Nova York, depois que ambos os motores foram desativados por colisões com pássaros.
O risco de pássaros é maior durante a decolagem e o pouso, disse Hamel, o que torna a localização do parque ao longo da pista particularmente perigosa...
Saiba Mais