Milhares têm permissão para voltar para casa, mas incêndios florestais no Canadá ainda deixam muitos desabrigados
Muita gente em partes de Alberta e na Colúmbia Britânica está voltando para casa depois que as ordens de evacuação de incêndios florestais foram suspensas nessa quinta-feira.
Graças à chuva recente e ventos favoráveis, cerca de 2.000 residentes de Tumbler Ridge, BC, foram autorizados a voltar para casa.
Uma ordem de evacuação também foi levantada para a cidade de Edson, Alta., e arredores, permitindo que mais de 8.000 retornassem.
O fim da ordem em Alberta ocorre seis dias depois que as chamas atingiram os bombeiros fora da cidade 200 quilômetros a oeste de Edmonton e forçaram os moradores a sair.
LEIA TAMBÉM Efeitos dos incêndios florestais no Canadá devem chegar a Portugal a partir de domingo
Uma declaração no site de Edson diz que os residentes devem permanecer prontos para sair com quatro horas de antecedência, e um status de alerta de evacuação permanecerá em vigor.
O ministro federal de preparação para emergências, Bill Blair, disse que muitas pessoas em Alberta, BC e Quebec puderam voltar para casa, mas milhares permanecem deslocadas devido a incêndios em todo o país.
Blair diz que a chuva e o clima mais frio ajudaram a melhorar significativamente a situação dos incêndios em Maritimes e em partes de Quebec, mas esse não é o caso em todos os lugares.
LEIA TAMBÉM Canadá oferecendo substituição gratuita de passaportes e outros documentos para afetados por incêndios florestais
“As condições quentes, secas e ventosas em partes do oeste do...
Saiba Mais