Residentes não permanentes são uma parcela crescente dos 40 milhões de habitantes do Canadá
Os residentes não permanentes (NPRs) representam uma parcela crescente da população do Canadá.
A constatação foi feita por um novo estudo da Statistics Canada, baseado no censo de 2021.
Quando os NPRs foram contados pela primeira vez no censo de 1991, eles representavam 0,8% da população. Agora, o censo de 2021 mostra que 924.850 residentes, ou 2,5% da população do Canadá, que ultrapassou 40 milhões de pessoas na última sexta-feira, são NPRs.
São pessoas que não têm direito a voto, mas podem participar de setores-chave do país, como o ensino superior, e contribuir para a economia como consumidores e trabalhadores, se tiverem permissão de trabalho.
O Canadá, como muitos outros países, concede a trabalhadores estrangeiros temporários, estudantes internacionais e requerentes de asilo o direito de viver temporariamente no país.
O censo observou que aqueles com permissão de trabalho representavam apenas 40,1% dos NPRs, enquanto outros 14,2% tinham permissão de trabalho e estudo. Aqueles com permissão de estudo sozinho (principalmente estudantes internacionais) representavam 21,9%, enquanto os requerentes de asilo (pessoas que buscam proteção como refugiado) representavam 15,1%.
Os 8,7% restantes têm uma combinação de tipos de NPR, como portadores de permissão de residência temporária ou familiares de residentes canadenses.
Alta taxa de 'superqualificação'
Com o envelhecimento da população do Canadá, declínio das taxas de fertilidade e escassez de mão de obra, o país depende de NPRs para a economia.
De acordo com estudos, a participação da força de trabalho dos NPRs ficou em 74,2%, com...
Saiba Mais