Aliado e indicado ao STF por Lula, Zanin será sabatinado no Senado hoje
O advogado Cristiano Zanin será sabatinado, nesta quarta-feira, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.
O jurista foi indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem também já foi advogado pessoal, no começo deste mês, para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski. O magistrado se aposentou em abril, um mês antes de completar 75 anos, idade limite para os integrantes da Corte.
Após a sabatina, a CCJ emite um parecer ao plenário do Casa. Todos os senadores, então, votam para decidir se a indicação do presidente da República pode prosseguir.
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), relator da indicação, opinou favoravelmente à aprovação de Zanin na CCJ.
O relatório destaca a experiência de 25 anos do nomeado na advocacia, sem citar a atuação dele na Operação Lava Jato, como advogado de Lula.
No documento, Vital do Rêgo mostra que a trajetória profissional de Zanin vai além e carrega “versatilidade e abrangência nos diversos ramos do Direito, o que permitiu ao indicado gozar do reconhecimento profissional tanto entre seus pares advogados, quanto entre membros do Poder Judiciário e Ministério Público”.
Para ser aprovado no plenário do Senado, o indicado ao STF precisa da maioria absoluta da Casa, ou seja, pelo menos 41 dos 81 parlamentares, em votação secreta.
Visando conquistar o apoio dos senadores, Zanin contactou 70 dos 81 congressistas. A informação foi passada à CNN pela assessoria do advogado. Os contatos...
Saiba Mais