Statistics Canada diz que risco de dependência de cannabis é maior para homens jovens e pessoas com ansiedade
Quase 5% dos usuários de maconha correm o risco de desenvolver dependência da droga, diz um novo estudo da agência federal canadense Statistics Canada.
A análise dos dados coletados de mais de 101.000 pessoas com 15 anos ou mais como parte da Pesquisa Anual de Saúde da Comunidade Canadense mostrou que 4,7% das pessoas que usaram maconha no ano passado corriam risco de dependência.
Segundo a StatCan, essas pessoas foram consideradas como tendo “controle prejudicado” sobre o uso de cannabis.
A descoberta é baseada em pesquisas por telefone e pessoalmente feitas em 2019 e 2020, mas StatCan disse que a pandemia reduziu a taxa de resposta quase pela metade em 2020, de 54% um ano antes.
A StatCan descobriu que vários fatores contribuíram para o aumento do risco de dependência de um usuário de cannabis, incluindo ser homem, ter entre 18 e 24 anos, ser solteiro ou nunca ter se casado, ter ansiedade ou transtorno de humor e ser de famílias de baixa renda.
Os entrevistados em risco de dependência também provavelmente começaram a usar maconha aos 15 anos e a consumiram pelo menos mensalmente, embora não possa ser legalmente comprada ou usada por menores de 18 anos.
Uma melhor compreensão das pessoas que se tornam viciadas em cannabis pode ajudar no desenvolvimento de estratégias mais eficazes de educação, prevenção e tratamento, disse StatCan.
A Health Canada buscou informações na primavera sobre possíveis mudanças nas leis de cannabis, incluindo aquelas relacionadas a requisitos de embalagem, rotulagem e...
Saiba Mais