Submersível Titan implodiu após 'falha catastrófica'; Guarda Costeira dos EUA confirma mortes dos 5 tripulantes
Destroços do submersível Titan foram encontrados nessa quinta-feira por um veículo subaquático operado remotamente após uma busca de quatro dias.
Acredita-se que todos os cinco membros da tripulação estejam mortos, diz a Guarda Costeira dos EUA.
"Os destroços são consistentes com a perda catastrófica da câmara de pressão", disse o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger, em entrevista coletiva na tarde dessa quinta-feira. “Em nome da Guarda Costeira dos Estados Unidos e de todo o comando unificado, ofereço minhas mais profundas condolências às famílias”.
Os destroços foram localizados a 500 metros dos destroços do Titanic e avaliados como sendo do corpo externo do Titan. Autoridades disseram que os destroços eram "consistentes com implosão na coluna d'água".
"A manifestação de apoio nesta operação de busca altamente complexa foi robusta e imensamente apreciada", disse Mauger de Boston. "Também somos incrivelmente gratos por todo o espectro de assistência internacional que foi fornecido".
Lançado do navio canadense Horizon Arctic, o veículo operado remotamente (ROV) localizou dois campos de destroços e pelo menos cinco peças principais do submarino, incluindo o cone do nariz e parte do casco de pressão. Acredita-se que o submarino implodiu sob a imensa pressão do oceano profundo antes do início da operação de busca e salvamento.
Funcionários disseram que os dispositivos de escuta não detectaram sons que seriam consistentes com uma "falha catastrófica" e que os ruídos detectados anteriormente provavelmente não estavam relacionados ao submarino desaparecido.
"Esta foi uma implosão catastrófica da embarcação, que...
Saiba Mais