Tempestade tropical Cindy pode afetar o leste do Canadá na próxima semana
A tempestade tropical Cindy se formou após a tempestade tropical Bret, no primeiro caso de duas tempestades no Atlântico tropical em junho desde que os registros começaram em 1851, disseram os meteorologistas nessa sexta-feira.
O evento histórico sinaliza um início precoce e agressivo da temporada de furacões no Atlântico, que começou em 1º de junho e geralmente atinge o pico de meados de agosto a meados de outubro. Alguns meteorologistas culparam as temperaturas do mar excepcionalmente altas para raro desenvolvimento.
“O Atlântico está terrivelmente quente este ano”, disse Kerry Emanuel, meteorologista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, acrescentando que isso se deve em parte ao aquecimento global, à variabilidade natural e à recuperação do oceano devido à poluição que o esfriou décadas atrás.
Estudos mostram que um mundo mais quente está produzindo furacões mais úmidos e intensos, com os cientistas ainda tentando descobrir se a mudança climática altera quantas tempestades se formam. Por causa de mais tempestades no início e na pré-temporada, o National Hurricane Center começou a emitir avisos no início do ano, com especialistas discutindo recentemente a ideia de declarar o início da temporada de furacões mais cedo.
Emanuel observou que em todo o Oceano Atlântico, não apenas no Atlântico tropical, não é incomum ter tempestades em junho. Aconteceu 34 vezes, incluindo este ano, desde 1851, disse ele.
Espera-se que Cindy continue sendo uma tempestade tropical enquanto se dirige para o nordeste em águas abertas e os meteorologistas dizem que pode afetar o clima no leste do...
Saiba Mais