Canadá quebra recorde de 1989 e supera os 76 mil quilômetros quadrados de florestas queimadas desde 1º de janeiro
O Canadá superou o recorde de área queimada por incêndios florestais em um único ano nessa segunda-feira, quando centenas de incêndios continuaram ativos em quase todas as províncias e territórios.
O Centro Canadense de Incêndios Florestais informou na tarde dessa segunda-feira que 76.129 quilômetros quadrados de florestas e outras terras queimaram desde 1º de janeiro. Isso excede o recorde anterior estabelecido em 1989 de 75.596 quilômetros quadrados, de acordo com o National Forestry Database.
Na semana passada, o ministro federal de preparação para emergências, Bill Blair, disse que não estava "tentando quebrar nenhum recorde", mas reconheceu que provavelmente isso aconteceria. "Infelizmente, a temporada de incêndios deste ano começou mais cedo e se espalhou mais pelo país do que na memória recente", disse ele.
Demorou menos de seis meses para superar o recorde anterior de um ano inteiro. E em 1989, mais de 11.000 incêndios diferentes se combinaram para criar o total, com um tamanho médio de cerca de sete quilômetros quadrados. Este ano, houve menos de 3.000 incêndios até agora, mas eles tiveram uma média de cerca de 26 quilômetros quadrados de tamanho.
Atualmente existem 490 incêndios a arder a nível nacional, sendo que 255 deles são considerados fora de controlo.
Em Quebec, onde quase um quarto dos incêndios estão queimando, a fumaça pesada imobilizou os bombardeiros de água no norte da província na segunda-feira e causou alertas generalizados de poluição mais ao sul. .
Nicolas Vigneault, porta-voz da agência de prevenção de incêndios florestais da província, disse...
Saiba Mais