Taxa de inflação do Canadá cai para 3,4% no mês passado, mais baixa desde junho de 2021
A taxa de inflação do Canadá caiu para 3,4% em maio, a menor desde junho de 2021.
O declínio provavelmente é uma boa notícia para o Banco do Canadá, que está se preparando para sua próxima decisão sobre a taxa de juros, que deve ser anunciada no próximo dia 12 de julho, depois de aumentar um quarto de ponto percentual para 4,75% no início deste mês.
O Statistics Canada divulgou nessa terça-feira que a desaceleração foi em grande parte devido aos preços mais baixos da gasolina em comparação com um ano atrás.
No entanto, o tão esperado declínio na inflação de alimentos ainda não aconteceu no Canadá.
Os preços dos mantimentos subiram 9% em uma base anual, mostrando pouca melhora em relação a abril.
Enquanto isso, a desaceleração na taxa básica ocorre depois que a inflação subiu em abril para 4,4%, marcando uma ligeira reversão do progresso feito desde o verão passado.
O Banco do Canadá justificou em parte sua mais recente alta de juros apontando para o leve aumento da inflação em abril. Espera-se que tome sua próxima decisão sobre a taxa de juros com base nos dados econômicos recebidos, incluindo o relatório de inflação dessa terça-feira.
O banco central estará prestando atenção especial às suas principais medidas de inflação, que eliminam a volatilidade. Essas medidas também diminuíram no mês passado.
Os analistas e o banco central esperavam que a inflação caísse consideravelmente este ano para cerca de 3% neste verão....
Saiba Mais