Canadá lança novo sistema de imigração acelerada para profissionais de saúde e especialistas em ciência e tecnologia
O Canadá lançou nessa quarta-feira um sistema de imigração "sob medida" para especialistas em cinco setores-chave para a sociedade.
De acordo com o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC), o novo processo, baseado em categorias de força de trabalho, deve acelerar o processo de solicitação de residência permanente para trabalhadores qualificados por meio do já estabelecido sistema Express Entry.
Antes, os candidatos eram classificados por meio de pontos acumulados com base na idade, estado civil, escolaridade e outros critérios, independentemente de para quem trabalhavam.
Agora, a mudança garante que alguns dos trabalhadores qualificados em áreas com falta de pessoal no Canadá sejam rastreados rapidamente e colocados no topo da lista para um convite de inscrição.
LEIA TAMBÉM ATUALIZADA: Canadá anuncia nova estratégia de 'nômade digital' para trabalhadores estrangeiros
O governo federal anunciou que os primeiros 500 convites do programa serão para profissionais da saúde e serão enviados ainda essa semana, com mais 1.500 em uma semana.
“A realidade é que esse novo processo nos permitirá, ou esperamos (que) dobre o número de profissionais de saúde que passarão pelo Sistema Federal Express Entry ainda este ano”, disse Sean Fraser, ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania. “Esta é uma grande mudança na forma como vamos atrair profissionais de saúde para este país”.
O governo federal anunciou que a segunda rodada de seleção por categoria será aberta na semana de 5 de julho para especialistas na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Cuidados de saúde...
Saiba Mais