Menos empresas no Canadá estão se preparando para uma recessão; entenda
Menos consumidores e empresas esperam uma recessão em comparação com o último trimestre.
De acordo com duas pesquisas divulgadas pelo Banco do Canadá, nessa sexta-feira, um terço das empresas está se preparando para uma recessão em comparação com a metade no início do ano, e 50% dos consumidores agora esperam uma recessão, em comparação com 58% no início de 2023.
Os consumidores, em particular, acham que o pior já passou e têm uma perspectiva melhor sobre o futuro da economia, com a expectativa de que os juros caiam daqui a 12 meses.
No curto prazo, o custo de vida continua sendo a principal questão para os consumidores. O custo dos mantimentos continua a ser uma preocupação e o valor dos ativos financeiros, como os fundos de pensão, caiu.
LEIA TAMBÉM Essas são as marcas mais confiáveis no Canadá em 2023
Os detentores de hipotecas de taxa variável estão sentindo o maior impacto das taxas de juros elevadas e são mais propensos a cortar gastos.
“Os juros sobre nossa hipoteca de taxa variável passaram de 2,6% para 6%”, disse um representante da Pesquisa Canadense de Expectativas do Consumidor. “É um aumento enorme. Não podemos mais ir a restaurantes ou sair de férias porque precisamos pagar nossa hipoteca”.
As empresas estão cada vez mais preocupadas com a desaceleração da demanda, com um quinto delas agora esperando uma queda total nas vendas. Isso é particularmente sentido por empresas que dependem de gastos discricionários do consumidor, que...
Saiba Mais