Canadá vai suspender publicidade no Facebook e Instagram após 'polêmica' sobre a Lei de Notícias Online
O governo federal do Canadá vai suspender toda a publicidade no Facebook e no Instagram, depois do que o Ministro da Herança Canadense e Multiculturalismo, Pablo Rodriguez, chamou de decisão “irracional” e “irresponsável” da gigante da mídia social Meta de retirar as notícias canadenses de suas plataformas em resposta à Lei de Notícias Online.
A Lei de Notícias Online do governo federal, Bill C-18, foi aprovada no Parlamento há quase duas semanas e obriga gigantes digitais como Google e Meta a pagar meios de comunicação por conteúdo que é compartilhado, visualizado ou reaproveitado de outra forma em suas plataformas.
Tanto a Meta quanto o Google anunciaram que bloquearão as notícias canadenses em resposta à lei.
A Meta informou em junho passado que bloquearia temporariamente links de notícias para alguns canadenses no Facebook e Instagram como parte de um teste, antes da aprovação da lei. Enquanto isso, o Google disse que bloqueará notícias para os canadenses em seu mecanismo de busca quando a lei entrar em vigor em seis meses, assim que o processo regulatório do projeto de lei for concluído.
“Hoje estamos pedindo a ambas as plataformas que permaneçam à mesa, trabalhem conosco no processo regulatório e contribuam com sua parte justa e mantenham as notícias em sua plataforma”, disse Rodriguez.
O ministro fez o anúncio ao lado do líder do NDP House, Peter Julian, e do crítico de patrimônio do Bloco Quebecois, Martin Champoux.
“Estamos aqui juntos, com meus colegas de todos os principais partidos,...
Saiba Mais