Taxa de desemprego no Canadá sobe para 5,4% em junho
O mercado de trabalho do Canadá está mostrando alguns sinais de abrandamento à medida que a taxa de desemprego aumenta e o crescimento dos salários diminui.
Porém, mesmo com outro ganho de emprego no mês passado, os analistas ainda esperam um aumento na taxa na próxima semana.
O Statistics Canada divulgou, nessa sexta-feira, que a economia criou 60.000 empregos em junho, impulsionada por ganhos no trabalho em tempo integral.
Mas, à medida que mais pessoas no país procuravam trabalho e a população continuava a crescer, a taxa de desemprego subiu para 5,4%, a maior em um ano.
“A razão pela qual a taxa de desemprego pode aumentar junto com o crescimento historicamente forte do emprego é que o crescimento populacional continua a estabelecer novos recordes – incluindo um aumento mensal de 84 mil em junho”, explicou o economista-chefe adjunto do RBC, Nathan Janzen.
Junho marcou o segundo mês consecutivo em que a taxa de desemprego aumentou, enquanto os economistas observam o abrandamento do mercado de trabalho em meio às altas taxas de juros.
Os ganhos de empregos concentraram-se no comércio atacadista e varejista, manufatura, saúde e assistência social e transporte e armazenagem.
O afrouxamento do mercado de trabalho provavelmente é uma boa notícia para o Banco do Canadá, que está procurando sinais de que seus aumentos agressivos de juros estão funcionando para esfriar a economia.
Mas os analistas ainda esperam que o banco central aumente as taxas de juros em sua próxima decisão sobre...
Saiba Mais