Extremo norte do Canadá sob alertas de forte calor e temperaturas quebrando recordes de décadas
As comunidades do norte do Canadá estão quebrando recordes de calor em julho, criando preocupações sobre a saúde das pessoas e da vida selvagem, não acostumadas a um clima tão quente.
Várias áreas em Yukon e nos Territórios do Noroeste estão enfrentando temperaturas acima do normal, quebrando recordes que duram décadas.
Nessa terça-feira, o Environment Canada emitiu um alerta de calor para partes de Yukon e NWT com temperaturas diurnas de 29°C. Os alertas se estenderam até Inuvik, NWT, que fica 200 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico.
O calor está atingindo partes do Canadá com temperaturas diárias geralmente na faixa de 20°C.
Jesse Wagar, uma meteorologista de alerta da Environment Canada, disse ao CTV News que quatro das cinco temperaturas mais altas já vistas no NWT foram registradas nos últimos oito anos.
"Esta é uma espécie de garoto-propaganda para a mudança climática", disse Wagar. "A taxa de aquecimento no Ártico é simplesmente incrível de se observar ano após ano... é alarmante".
Wagar disse que nos últimos 10 anos focando nas comunidades do norte, ela observou temperaturas aumentando a uma “taxa exponencial”.
Devido ao aumento das temperaturas no Ártico, Wagar disse que o Environment Canada criou um novo limite de calor específico para Nunavut.
"Nunca tivemos um programa de alerta de calor para Nunavut antes deste ano", disse ela. "Nunca vimos uma exigência para isso, mas reconhecemos que as tendências estão aí para o calor aumentar... é simplesmente incrível".
Territórios do Noroeste
Em 8...
Saiba Mais