Ottawa segue os passos de Toronto e adota serviço de crise de saúde mental de emergência
O conselho da cidade de Ottawa deu luz verde a um plano para criar uma linha de emergência de saúde mental e uma equipe móvel de resposta a crises que estaria em operação 24 horas por dia, 7 dias por semana.
De acordo com um memorando da cidade, o serviço de emergência será lançado em cerca de um ano após um processo de consulta, contratação e treinamento.
A estratégia aprovada nessa quarta-feira, que enfatiza que a equipe seria informada sobre o trauma e culturalmente apropriada, receberá $ 2,5 milhões em financiamento único por meio de uma reserva fiscal municipal.
Ottawa segue Toronto como a segunda maior cidade canadense a adotar tal estratégia.
A iniciativa surge em meio a uma conversa mais ampla na América do Norte sobre desviar da polícia a resposta de emergência a incidentes relacionados à saúde mental e ao abuso de drogas.
Ativistas em Ottawa têm pressionado por uma mudança após as mortes de Abdirahman Abdi, um canadense somali que morreu após um encontro com a polícia em 2016, e Greg Ritchie, um homem ojibwe que foi morto por tiros da polícia em 2019.
Ambos os homens foram descritos por suas famílias como lutando com problemas de saúde mental.
A polícia foi chamada a um café onde Abdi teria causado distúrbios, segundo depoimento ouvido em tribunal durante o julgamento de Const. Daniel Montsion, que foi absolvido das acusações de homicídio culposo e agressão relacionadas à morte de Abdi.
No momento em que o...
Saiba Mais