O mundo está 'obcecado' por este lago de Ontário, mas por quê?
Um pequeno e despretensioso lago a menos de uma hora de carro de Toronto tornou-se o centro de uma enxurrada de estudos científicos internacionais nas últimas semanas, com pesquisadores agora considerando o corpo d'água como o local que ajuda a distinguir um período inteiramente novo no registro geológico.
Especialistas confirmaram essa semana que Crawford Lake, perto de Milton, Ontário, é o que eles chamam de “espinho dourado” do Antropoceno, que é o termo usado para descrever a época em que os humanos tiveram um impacto físico notável no planeta.
Descobriu-se que a lama que reveste o fundo muito profundo da piscina de apenas dois hectares, que felizmente está localizada em uma área de conservação protegida de mesmo nome, contém camadas bem preservadas que datam de mais de 1.000 anos, mostrando como os humanos afetaram gradual e permanentemente química, estrutura e ecossistemas da Terra.
Um aumento no uso de combustíveis fósseis, no corte raso, na produção de resíduos, no uso e emissão de certos poluentes, no teste de armas nucleares e em outras atividades altamente prejudiciais à natureza deixaram mudanças tangíveis e mensuráveis nos sedimentos do lago em Crawford, provando não apenas que as pessoas influenciaram os sistemas da Terra de novas maneiras, mas como.
"É uma descoberta monumental", dizem os cientistas, visto que o Grupo de Trabalho do Antropoceno estuda o tema há quase 15 anos.
De acordo com um trabalho recente do grupo, o Antropoceno começou tecnicamente em algum momento entre 1950 e 1954 e foi tão significativo...
Saiba Mais