Crise de refugiados em Toronto está acontecendo e é uma "emergência"
Por vários dias, um grupo de requerentes de asilo está sendo forçado a dormir em uma calçada em pleno centro de Toronto, em frente ao escritório de admissão de abrigos da cidade. Essas pessoas estão enfrentando calor extremo e chuvas.
Para esta sexta-feira uma reunião de emergência deve acontecer entre funcionários da cidade e funcionários dos governos provincial e federal. Espera-se que os três níveis de governo abordem a atual crise de refugiados na cidade e desenvolvam algum tipo de caminho a seguir.
“Sabemos que nossos abrigos estão cheios, também sabemos que um terço dos residentes em abrigos agora são refugiados”, disse a recém-empossada prefeita de Toronto, Olivia Chow.
“Imediatamente, precisamos que o governo federal e o governo provincial elaborem um plano. É uma emergência".
As dezenas de refugiados, a maioria de países africanos, estão acampados do lado de fora do abrigo na 129 Peter St., muitos usando sacos de lixo para cobrir e proteger seus pertences. O sistema de abrigos da cidade tem recusado requerentes de asilo desde o início de junho, depois de instituir uma política para encaminhá-los para programas federais.
A cidade disse que precisa de mais dinheiro de Ottawa para acomodar o influxo, alegando que o governo federal prometeu $ 97 milhões e não cumpriu. Em um de seus primeiros comentários após ser empossada como prefeita, Chow pressionou Ottawa por $ 160 milhões adicionais, chamando a crise de responsabilidade federal.
O ministro da Segurança Pública, Marco Mendicino, confirmou um...
Saiba Mais