Especialistas defendem chegada urgente de mais imigrantes ao Canadá para 'vencer' envelhecimento da população
No momento em que críticos questionam os planos do Canadá de aumentar seus níveis de imigração, um novo relatório afirma que o país precisa receber muito mais imigrantes para contrabalançar o envelhecimento demográfico.
Um relatório da Desjardins, divulgado nessa segunda-feira, analisa quanto crescimento populacional entre os residentes em idade ativa é necessário para manter a taxa de dependência de idosos, que se refere à proporção entre pessoas de 15 a 64 anos e aquelas com 65 anos ou mais.
O estudo conclui que a população em idade ativa teria que crescer 2,2% ao ano até 2040 para manter a mesma proporção que existia em 2022. A Desjardins é o principal grupo financeiro cooperativo no Canadá e o quinto maior grupo financeiro cooperativo do mundo.
E se o país quisesse voltar ao índice médio de dependência de idosos que tinha entre 1990 e 2015, esse grupo de residentes no Canadá teria que crescer 4,5% ao ano.
"Sinto que a discussão sobre os níveis de imigração no Canadá, em geral, se concentra no impacto imediato no mercado imobiliário canadense", disse Randall Bartlett, diretor sênior de economia canadense da Desjardins.
"E então o que eu queria fazer era diminuir o zoom e fornecer um contexto econômico mais amplo em torno da imigração e por que a imigração para o Canadá é importante".
O potencial aumento dos níveis de imigração gerou debates sobre se o país pode lidar com fluxos mais altos de recém-chegados em meio a uma crise imobiliária e...
Saiba Mais