Artista de Toronto transforma poluição do Lago Ontário em arte flutuante
Uma grande instalação de arte flutuante ao longo da orla de Toronto foi criada na esperança de que as pessoas façam uma pausa e uma reflexão sobre a poluição que existe ao nosso redor.
“Produzimos tanto lixo como uma sociedade global”, disse a artista residente Emily Chudnovsky à CTV News Toronto.
“Como podemos usar menos material e como podemos aprender com o mundo natural, que tem muitos sistemas diferentes para filtrar resíduos, reaproveitar resíduos e não produzir resíduos”.
Envolto em ramos de salgueiro e plantas invasoras do Lago Ontário, a obra de arte apresenta uma série de itens encontrados ou coletados pela University of Toronto’s Trash Team, incluindo fragmentos de plástico, serragem, sacos de polipropileno e pellets de microplástico.
Alguns dos itens mais surpreendentes da peça, disse Chudnovsky, são cascas de coco, óculos de sol e pequenos brinquedos.
A resina de pinheiro foi usada como adesivo para manter a estrutura de 1,8 por 2 metros no lugar. "Tem uma espécie de qualidade selvagem para ele", disse ela.
“Eu realmente me esforcei muito para tentar garantir que não fosse tóxico e considerar todos os elementos da construção para que a vida selvagem que interage com ela ficasse segura”.
Chudnovsky iniciou o projeto há mais de um ano, inspirado por plantas flutuantes invasoras que auxiliam na filtragem de microplásticos dos cursos d'água. Ela é a primeira artista residente a colaborar com o Trash Team, um grupo de alunos, pesquisadores, voluntários e...
Saiba Mais