"Falhas sérias": estudo britânico critica resposta à pandemia COVID-19 do Canadá e cobra investigação
Apesar de ter criado e fortalecido suas agências de saúde pública, o Canadá ainda experimentou “sérias falhas” durante a pandemia COVID-19.
Foi o que constatou um novo relatório do British Medical Journal, que examinou onde o Canadá errou em sua resposta à pandemia.
O relatório detalha vários “baixos” da resposta pandêmica do Canadá e observa que o sistema de saúde pública do país estava “insuficientemente preparado” para a pandemia, principalmente devido à descentralização da tomada de decisões em saúde pública e à falta de compartilhamento e acesso a dados.
Baixe agora o APP North News GRÁTIS para receber alertas de notícias em tempo real, no seu celular e na palma da sua mão
Impactos da COVID-19
Segundo o relatório, em junho de 2023, a taxa cumulativa de mortes confirmadas por COVID-19 no Canadá era de 1.372 por milhão de habitantes.
Isso “se saiu pior” do que muitos outros países semelhantes que descentralizaram a saúde, como a Austrália (814 mortes por milhão).
As mortes no Canadá podem ter variado em comparação com outros países devido a “normas sociais que refletem o cumprimento das medidas de saúde pública”.
“Globalmente, países com normas e punições mais rígidas por desvios dessas normas tiveram menos casos e mortes”, afirma o relatório.
O que foi bem?
O relatório observa alguns exemplos do que o Canadá lidou bem em sua resposta à pandemia. A taxa de vacinação do Canadá foi forte, com mais de 83% da população recebendo pelo...
Saiba Mais