Economia do Canadá cresceu em maio apesar dos efeitos dos incêndios florestais
A economia do Canadá cresceu 0,3% em maio, apesar da pressão descendente da produção de petróleo e gás atingida por incêndios florestais, mas parece ter desacelerado em junho, divulgou o Statistics Canada nessa sexta-feira.
Em seu último relatório sobre crescimento econômico, a estimativa preliminar da agência federal sugere que o produto interno bruto real cresceu a uma taxa anualizada de 1% no segundo trimestre.
O número de maio ficou um pouco abaixo do esperado pela Statistics Canada, já que as empresas de mineração, petróleo e gás reduziram suas operações em Alberta no início da temporada recorde de incêndios florestais.
Baixe agora o APP North News GRÁTIS para receber alertas de notícias em tempo real, no seu celular e na palma da sua mão
O setor de energia caiu 2,1% em maio, mostra o comunicado. “Esta foi a primeira queda do setor em cinco meses e a maior desde agosto de 2020”, disse a agência.
O modesto aumento do PIB em maio foi impulsionado em parte por uma recuperação no setor da administração pública, já que a maioria dos servidores públicos federais em greve voltou ao trabalho no final de abril. No entanto, 35.000 trabalhadores da Canada Revenue Agency permaneceram em greve por três dias em maio, o que amorteceu a recuperação.
A economia permaneceu resiliente no segundo trimestre, mas o crescimento começou a parecer mais fraco no final do período, com as vendas no atacado registrando uma das maiores quedas da história em junho, disse...
Saiba Mais