“Dentro do esperado": nova variante EG.5 do COVID-19 está em Ontário
A nova variante do COVID-19 que se tornou a cepa dominante nos Estados Unidos chegou a Ontário.
De acordo com um relatório da Public Health Ontario (PHO), os casos de EG.5 - um descendente da variante Omicron - representaram 5,2% de todas as infecções relatadas e geneticamente sequenciadas entre 2 e 8 de julho.
Com uma taxa de crescimento semanal de 1,90%, a PHO disse que os casos de EG.5 (ou Eris, como também é chamada) devem representar 35% de todas as infecções até 2 de agosto, a última data em que os dados estão disponíveis.
O CTV News Toronto conversou com o Dr. Fahad Razak, médico e ex-diretor da Tabela Consultiva Científica COVID-19 de Ontário, para obter algumas respostas.
De onde vem a EG.5.1?
Muito parecido com as variantes que vieram antes do EG.5, Razak disse que uma nova versão do vírus não é inesperada três anos e meio após a pandemia.
“Vimos versões do vírus continuarem a sofrer mutações, e aquelas que são capazes de escapar do seu sistema imunológico se tornam a versão mais comum em circulação, o que faz sentido, porque essas são as que podem se espalhar entre as pessoas”, explicou Razak.
Nos EUA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças disse que o EG.5 representou aproximadamente 17,3% - ou um em seis - dos novos casos de COVID-19 nas últimas duas semanas. Enquanto isso, no Reino Unido, aproximadamente 14,6% - ou um em sete -...
Saiba Mais