'Muito pela frente': Canadá ainda terá atividade significativa de incêndios florestais, dizem federais; província com a maior área queimada é Quebec
Como a pior temporada de incêndios florestais registrada no Canadá continua, as autoridades dizem esperar que a atividade de incêndios acima da média persista ao longo de agosto e setembro em grandes áreas do norte e oeste do Canadá.
Durante um briefing técnico, Michael Norton, diretor-geral do Centro Florestal do Norte da Natural Resources Canada, disse que as mesmas condições de seca que levaram à temporada recorde de incêndios florestais deste ano contribuirão para a atividade contínua de incêndios até o final do verão.
Embora em algumas regiões a chuva tenha ajudado a reduzir a atividade de incêndios, Norton disse, no final da última semana, que os incêndios ainda estão "muito ativos" na Colúmbia Britânica, nos Territórios do Noroeste e no Yukon.
“Em setembro, prevemos que a área potencial de risco extremo se tornará um pouco menor, cobrindo o sul de BC, Pradarias, parte dos Territórios do Noroeste no oeste de Ontário”.
"Em grande parte desta região, o número de novos incêndios começando diminuirá à medida que avançamos de setembro para o outono. É importante lembrar, no entanto, que grandes incêndios existentes continuarão queimando e novos incêndios problemáticos podem ocorrer em qualquer lugar... e isso é provável que tenhamos uma atividade significativa de incêndio por muitas semanas ainda”, explicou Norton.
Até 10 de agosto, 5.593 incêndios florestais queimaram 13,4 milhões de hectares de terra – uma área maior que a massa terrestre das três províncias juntas – resultaram na morte de quatro bombeiros e forçaram a evacuação de 167.589...
Saiba Mais