Preços dos combustíveis cada vez mais altos no Canadá e não devem cair até o inverno, alertam especialistas
Espera-se que os preços dos combustíveis atinjam uma alta anual neste verão em todo o Canadá e no outono, com mais de um fator causando o aumento, dizem os especialistas.
Os canadenses já estão pagando mais nas bombas desde de a última semana, com os preços disparando em algumas áreas.
Segundo dados da Canadian Automobile Association (CAA), o preço médio em todo o país em 16 de agosto é de 169,3 centavos de dólar por litro. Há uma semana a média era de 163,9 centavos de dólar por litro.
O GasBuddy, um indicador de preço do gás, mostra que BC tem o preço mais alto do gás em 192,8 centavos de dólar por litro, seguido por Nova Escócia em 186,3 centavos de dólar por litro e PEI em 186 centavos de dólar por litro.
Os preços mais baixos do gás em 16 de agosto, de acordo com a GasBuddy, são Alberta com um preço de 146,4 centavos de dólar por litro, os Territórios do Noroeste com 159,3 centavos de dólar por litro e Saskatchewan com 161,3 centavos de dólar por litro.
Os preços do gás estão em alta há alguns meses.
O relatório do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de julho da Statistics Canada "principalmente" culpou o aumento da inflação na gasolina. A inflação global aumentou de 2,8 por cento em junho para 3,3 por cento em julho.
"Excluindo a gasolina, o IPC subiu 4,1%, acima dos 4,0% de junho", afirma o IPC divulgado na terça-feira.
Saiba Mais