Renomear a Dundas Street de Toronto: um 'passo importante' ou uma despesa desnecessária?
Para algumas pessoas, renomear a Dundas Street de Toronto é um passo necessário para confrontar a história de uma cidade construída em parte por indivíduos ligados ao comércio transatlântico de escravos do Império Britânico.
Outros dizem que o custo estimado de $ 8,6 milhões para renomear a via de 23 quilômetros é uma despesa desnecessária para uma cidade que enfrenta uma crise financeira, incluindo um déficit orçamentário iminente estimado em $ 1,5 bilhão.
A mudança de nome parece avançar depois que a nova prefeita de Toronto, Olivia Chow, expressou apoio ao projeto no início deste mês, com seu porta-voz Shirven Rezvany endossando-o como uma "resposta aos desejos da comunidade".
Mas o ministro das Finanças de Ontário, Peter Bethlenfalvy, pareceu questionar a sensatez dessa decisão.
Quando perguntado se a província daria mais dinheiro a Toronto para cobrir o déficit orçamentário, Bethlenfalvy disse: "estivemos lá por Toronto, investimos bilhões de dólares para apoiar Toronto ... e eu apenas perguntaria à prefeita para olhar algumas coisas como renomear a Rua Dundas".
“Essa é a prioridade que ela quer financiar? em algum momento”, disse.
A Dundas Street, que corre de leste a oeste pela extremidade sul de Toronto, recebeu o nome de Henry Dundas, 1º Visconde Melville, um político ativo de 1770 ao início de 1800, quando o parlamento britânico debatia moções de abolição da escravidão.
Há controvérsia em torno do papel de Dundas na propagação do comércio de escravos.
Melanie Newton, co-presidente do comitê consultivo do conselho municipal que...
Saiba Mais