Relatório imobiliário: segundo maior aumento de preços de casas já registrado em um único mês no Canadá
Os preços das casas no Canadá atingiram o segundo maior aumento já registado num único mês, depois do observado em julho de 2006, de acordo com o último índice do Teranet-National Bank.
O índice de julho subiu 2,4% em relação a junho, após ajustes sazonais, e marcou o quarto aumento mensal consecutivo.
Depois de cair de um pico em abril de 2022, quando o ambiente de taxas mais altas afastou alguns compradores, os recentes aumentos no índice composto de preços residenciais apagaram parte dessa correção, disse o relatório.
“Os profundos declínios que vimos ao longo de 2022 estão sendo amplamente desfeitos”, disse Douglas Porter, economista-chefe do Banco de Montreal.
O índice Teranet-National Bank tende a ficar atrás de outras medidas do mercado imobiliário em parte porque é mais detalhado, observou ele.
Outras medidas estão começando a mostrar algum abrandamento no mercado durante o verão, e Porter acredita que o abrandamento começará a aparecer neste índice daqui para frente também.
As vendas de casas em julho registraram seu maior aumento anualizado em mais de dois anos, informou a Associação Canadense de Imóveis. Mas pouco mudaram em relação a junho, já que o mercado imobiliário nacional deu sinais de estabilização neste verão, disse a associação.
Os preços poderão continuar a subir no terceiro trimestre do ano, apoiados pelo forte crescimento demográfico e pela baixa oferta, escreveu o economista do Banco Nacional do Canadá, Daren King.
“A deterioração da acessibilidade com os recentes aumentos das taxas de...
Saiba Mais