FIFA abre processo contra presidente do futebol da Espanha por 'beijo' após final da Copa do Mundo Feminina
A Fifa abriu nessa quinta-feira um processo disciplinar contra o dirigente do futebol da Espanha que beijou uma jogadora na boca enquanto comemorava a vitória do time na final da Copa do Mundo Feminina.
O comitê disciplinar do órgão dirigente avaliará se o presidente da federação espanhola de futebol, Luis Rubiales, violou "as regras básicas de conduta decente" e "se comportou de uma forma que traga descrédito ao esporte futebol e/ou à FIFA".
Rubiales beijou a jogadora Jenni Hermoso nos lábios durante a cerimônia de troféus e medalhas no domingo, após a vitória da Espanha por 1 a 0 sobre a Inglaterra em Sydney, na Austrália.
Minutos antes, Rubiales agarrou a virilha em um gesto de vitória na seção exclusiva de assentos, com a rainha Letizia da Espanha e a princesa Sofia, de 16 anos, próximas.
Hermoso disse que não gostou do beijo e o sindicato nacional de jogadores que a representa – que Rubiales, de 46 anos, já liderou – pediu na quarta-feira que sua conduta não ficasse impune.
A FIFA respondeu. "A FIFA reitera o seu compromisso inabalável de respeitar a integridade de todos os indivíduos e condena veementemente qualquer comportamento em contrário", afirmou a entidade do futebol, sem especificar quais os atos de Rubiales que estão sob investigação.
Victor Francos, secretário de Estado do Esporte da Espanha, disse na quarta-feira que “o gesto de agarrar seus testículos na tribuna é um gesto que ninguém pode defender”.
A FIFA não deu nenhum cronograma para...
Saiba Mais