Homem de Ontário perde $ 8 mil em golpe que usa IA para imitar vozes de amigos e familiares
Um homem de Ontário perdeu $ 8.000 em um novo golpe de imitação, em que suspeitos usam inteligência artificial para imitar a voz de amigos e familiares.
“Sinceramente, acredito que era meu bom amigo, porque parecia muito com ele”, disse o homem, não identificado por questões de segurança.
A vítima, que é de Vaughan, Ontário, afirmou à CTV News Toronto que recebeu uma ligação de alguém que dizia ser um amigo com quem ele planejava pescar em um futuro próximo. O indivíduo disse que foi preso por enviar mensagens de texto enquanto dirigia e causar um grave acidente.
“Ele disse que custaria cerca de $ 8.000 em dinheiro para resgatá-lo”, disse a vítima, acrescentando que a voz “parecia idêntica à dele”.
“Seus maneirismos também eram idênticos e foi isso que me prendeu em toda essa provação”.
O que se seguiu foi uma série de outros telefonemas de alguém que afirmava ser o advogado de seu amigo e ele acabou entregando $ 8.000 pelo dinheiro da fiança.
Mas quando os golpistas fizeram outra tentativa de conseguir mais dinheiro, a vítima decidiu ligar para o amigo, que confirmou que estava bem e completamente inconsciente do que estava acontecendo.
“Quando o golpista me ligou de volta, eu disse que sabia que ele não era meu amigo e houve uma pausa e depois voltou para sua voz normal. Não era mais assistido pela IA”.
A clonagem de voz por criminosos para se passarem por amigos e familiares é um problema crescente...
Saiba Mais