COVID-19: autoridades de saúde do Canadá atualizam informações sobre as subvariantes Omicron EG.5 e BA.2.86 no país
Tal como acontece todos os outonos desde 2020, os números de infeções e hospitalizações por COVID-19 começaram a aumentar em todo o Canadá à medida que o verão chega a setembro.
Nessa terça-feira, a Diretora de Saúde Pública do Canadá, Dra. Theresa Tam, atribuiu parte da culpa por este aumento na atividade do COVID-19 às novas subvariantes do Omicron.
“A variante Omicron continua a evoluir”, disse Tam, “com subvariantes XBB como EG.5 continuando a circular no Canadá e globalmente”.
Na terça-feira, a Health Canada aprovou uma nova formulação de vacina COVID-19 da Moderna que tem como alvo a subvariante Omicron XBB.1.5. Essa cepa foi detectada pela primeira vez nos Estados Unidos em outubro de 2022, onde rapidamente ultrapassou outras cepas circulantes.
Foi detectado pela primeira vez no Canadá em novembro de 2022 e desde então deu origem ao EG.5.
EG.5 e outra nova subvariante, BA.2.86, tornaram-se recentemente uma parte fundamental das conversas sobre como se desenrolará o aumento previsto de casos de COVID-19 para este outono.
Veja agora o que sabemos sobre as mais recentes subvariantes do Omicron
EG.5 é uma subvariante de XBB.1.5 que foi detectada pela primeira vez em fevereiro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Agora, a Health Canada estima que seja a cepa dominante no país, respondendo por cerca de 34% das infecções sequenciadas por COVID-19 na semana de 3 de setembro. A Health Canada usa modelagem preditiva para estimar a situação atual com base em tendências anteriores. e posteriormente atualiza...
Saiba Mais