Canadá pode restringir estudantes internacionais em universidades e faculdades; entenda
O governo do Canadá deve dar uma pausa nas 'boas-vindas' para estudantes internacionais, pelo menos por um tempo.
Vários ministros federais apresentaram opções para reduzir o número de estudantes internacionais nas universidades e faculdades do Canadá, como parte de um esforço para fazer algo sobre os custos de habitação fora de controle.
Cerca de 807 mil estudantes internacionais estavam matriculados em faculdades e universidades canadenses no ano passado, contra 239 mil em 2011.
A disponibilidade de moradias para estudantes e para aluguel dentro e ao redor dos campi não aumentou proporcionalmente, causando escassez e elevando os preços.
A situação piorou o suficiente para que estudantes de várias faculdades fossem descobertos dormindo na rua e manchetes como essa levaram os federais a apresentar respostas.
Limitando vistos de estudante: uma possibilidade levantada pelo Ministro da Habitação, Sean Fraser, é um limite máximo para o número de estudantes pós-secundários admitidos no exterior;
Priorizando instituições 'confiáveis': o Ministro da Imigração, Marc Miller, sugeriu acelerar as autorizações de estudo para estudantes internacionais que frequentam instituições “confiáveis” que oferecem mais recursos para estudantes estrangeiros;
Limitar oportunidades de trabalho para estudantes internacionais: as regras sobre onde e quanto os estudantes internacionais podem trabalhar foram flexibilizadas em meados dos anos 2000, tornando possível trabalhar fora do campus até 20 horas por semana. Reverter essas mudanças poderia tornar a vinda ao Canadá para estudar menos atraente.
Especialistas dizem que os colégios e universidades tornaram-se dependentes de estudantes internacionais, que pagam significativamente mais do que os estudantes...
Saiba Mais