Pequenas empresas no Canadá terão mais tempo para fazer o reembolso do empréstimo de emergência COVID-19
O Canadá está dando mais tempo para que as pequenas empresas paguem os empréstimos de emergência oferecidos durante a pandemia da COVID-19.
A boa notícia foi anunciada pelo primeiro-ministro Justin Trudeau, nessa quinta-feira.
Os liberais decidiram, após apelos consistentes das empresas, dar a elas mais um ano para pagar seus empréstimos da Conta de Emergência para Empresas do Canadá (CEBA), apesar de terem assumido anteriormente a posição de que os prazos de pagamento eram 'finais'.
"Sabemos que algumas precisam de um pouco mais de tempo", disse Trudeau.
Grupos de todo o Canadá, que representam centenas de milhares de pequenas empresas, têm implorado ao governo federal que lhes conceda uma extensão, de preferência um período de carência de dois anos e a possibilidade de manter o acesso à parte perdoável de seus empréstimos.
No entanto, o que foi anunciado na quinta-feira fica aquém das expectativas.
O governo federal criou o CEBA no início da pandemia como parte de um conjunto de medidas de ajuda financeira com o objetivo de manter as empresas em funcionamento diante do fechamento forçado e das restrições sanitárias.
Oferecendo inicialmente até $ 40.000 para pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos que sofreram perda de receita devido à COVID-19, foi concedida uma expansão, permitindo que as empresas se candidatassem para receber até $ 60.000 em empréstimos sem juros.
Aberto para solicitações entre abril de 2020 e junho de 2021, os empréstimos foram aprovados para 898.271 empresas, totalizando $ 49,2 bilhões em assistência federal.
Saiba Mais