Em Portugal, preço dos hotéis sobe 100% em dois anos com 'invasão de estrangeiros'
Em meio à sua luta contra uma das maiores inflações das últimas décadas, como acontece em boa parte do resto do mundo, Portugal tem visto despontar um inimigo especialmente cruel para os preços: o turismo.
Os serviços ligados ao turismo estão entre os que mais sobem e os grandes responsáveis pela inflação alta do país, e, embora estejam sendo puxados por uma onda crescente de viajantes estrangeiros, podem acabar implicando em reajustes recordes nos aluguéis de quem mora lá — já que o índice oficial de inflação é a referência para a correção anual dos contratos.
Buscado principalmente por turistas de outros lugares da Europa e dos Estados Unidos, para quem o pequeno país ibérico ainda é barato, os valores das diárias de hotéis, pousadas e outros locais de estadia em Portugal mais que dobraram nos últimos dois anos.
Foi o maior aumento para o setor em toda a União Europeia, de acordo com a Eurostat, a agência de estatísticas do bloco.
Desde o começo de 2021, quando teve início o processo de reabertura dos serviços pós-pandemia, até julho deste ano, os preços médios dos hotéis de Portugal subiram 103%.
Na Espanha, a alta no mesmo período foi de 91%, na Itália subiu 55% e, na Grécia, 49%.
10% só em agosto
Só em agosto, mês de verão e da alta temporada do hemisfério Norte, o valor das diárias para se hospedar em Portugal subiu mais 10,6%, de acordo com os dados do Índice de Preços ao Consumidor...
Saiba Mais