Os jovens no Canadá não estão tendo filhos e esse é o motivo, segundo uma agência federal
Instabilidade econômica, saúde mental e perturbações persistentes da pandemia da COVID-19.
Esses fatores combinados aumentaram a pressão sobre os cerca de 7,3 milhões de canadenses com idade entre 15 e 29 anos e reduziram sua qualidade de vida geral, mostra um novo relatório de uma agência federal. Isso também está diminuindo a probabilidade de eles terem filhos.
"Preocupações com a acessibilidade econômica e a falta de acesso a moradias adequadas foram citadas mais recentemente como fatores que influenciam as intenções de fertilidade dos canadenses, especialmente entre aqueles com idade entre 20 e 29 anos", diz o relatório divulgado nessa quarta-feira.
A redução das taxas de fertilidade tem estado no radar da StatCan há anos, com a tendência perceptível começando por volta de 2009. Em 2020, a taxa de fertilidade do país caiu de 1,47 filho por mulher para 1,40.
Fatos rápidos
43% dos jovens canadenses vivem com pelo menos um dos pais;
A saúde mental da geração mais jovem está em declínio desde 2003;
Os jovens são "resilientes", mas também "menos esperançosos" com relação ao futuro;
Os canadenses de 15 a 29 anos estão gastando mais com moradia do que todas as gerações anteriores.
De acordo com a Statistics Canada, cerca de 38% dos jovens adultos não acreditam que possam ter um filho nos próximos três anos, enquanto 32% não acreditam que possam ter uma moradia adequada para formar uma família no mesmo período.
Levando em conta onde podem morar, os jovens adultos...
Saiba Mais