Maioria dos criminosos perigosos do Canadá está em prisões de segurança média e mínima
A maioria dos mais de 700 infratores considerados os mais perigosos do Canadá está alojada em prisões de segurança média e mínima, segundo estatísticas federais.
Os dados foram apresentados no Parlamento em resposta a uma pergunta por escrito de Frank Caputo, um membro conservador do Parlamento da Colúmbia Britânica.
Os números dizem que, a partir do ano fiscal de 2022-23, 580 dos infratores perigosos que o serviço correcional tem sob sua custódia são classificados como necessitando de alojamentos de segurança média, e apenas 99 são relatados como tendo uma classificação de segurança máxima.
Outros 57 criminosos foram registrados como tendo um nível de segurança mínimo.
A consulta veio após a notícia de que o notório assassino em série e estuprador Paul Bernardo havia sido transferido para uma prisão de segurança média em Quebec de seus alojamentos de segurança máxima na Instituição Millhaven de Ontário.
O Serviço Correcional do Canadá revisou sua decisão após a reação pública generalizada e concluiu que as autoridades seguiram a política adequada ao transferir Bernardo. Ele está cumprindo uma sentença de prisão perpétua indeterminada e foi declarado um infrator perigoso por seus múltiplos crimes violentos.
A Comissária do Sistema Prisional, Anne Kelly, disse que Bernardo não representa um risco à segurança pública e que as condições em segurança média são semelhantes - e não mais luxuosas - do que as de segurança máxima.
A revisão também revelou que Bernardo, que foi preso e enviado para a prisão pela primeira vez em meados da...
Saiba Mais