Canadá anuncia ajuda de $650 milhões para a Ucrânia em meio à visita de Zelenskyy
O Canadá anunciou $650 milhões em ajuda à Ucrânia contra a agressão russa.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy desembarcou no Canadá na noite de quinta-feira, marcando sua primeira visita desde o início do ataque da Rússia contra a Ucrânia.
"O custo dessa guerra para a saúde mental e o bem-estar dos ucranianos é imensurável", disse o primeiro-ministro Justin Trudeau após receber Zelenskyy e a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, no Parlamento.
"Portanto, hoje, estamos fornecendo financiamento para apoiar os cuidados com a saúde mental na Ucrânia, pois podemos continuar a aplaudir sua tremenda liderança nessas dificuldades", afirmou.
O Canadá já forneceu quase $9 bilhões em apoio militar, financeiro e humanitário à Ucrânia desde o início da guerra, há mais de um ano.
"Estamos assumindo um compromisso plurianual de longo prazo que oferece apoio previsível e constante à Ucrânia. Isso incluirá $650 milhões ao longo de três anos para 50 veículos blindados, incluindo veículos de evacuação médica que serão construídos por trabalhadores canadenses em London, Ontário", disse Trudeau.
"Também enviaremos treinadores de F-16 para pilotos e manutenção, para que os ucranianos possam maximizar o uso de caças doados em um cenário comum".
"Em minha opinião, uma das qualidades mais surpreendentes de seu país é que a justiça não é uma palavra vazia para o Canadá. Outro fato extremamente importante sobre vocês é que nunca, nunca mesmo, fazem uma aposta política no ódio e na inimizade, e estão sempre do lado bom da história", disse o presidente Zelenskyy no...
Saiba Mais