Economia canadense deve se recuperar no próximo ano, preveem especialistas
As dificuldades econômicas de curto prazo do Canadá serão atenuadas no próximo ano, quando o crescimento voltar e o Banco do Canadá começar a reduzir sua taxa básica de juros.
A nova previsão um tanto quanto otimista é da Deloitte Canada, empresa de serviços em auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes dos mais diversos perfis e setores.
O último relatório de perspectiva econômica da empresa, divulgado nessa quinta-feira, diz que uma perspectiva melhor do que a esperada para os EUA e o crescimento contínuo da população no Canadá compensarão parte da pressão descendente do alto endividamento das famílias, o aumento dos pagamentos de juros e a inflação persistente e teimosa.
"Temos uma economia se recuperando no primeiro semestre do próximo ano", disse Dawn Desjardins, economista-chefe da Deloitte Canada, coautora do relatório.
"A recuperação ganhará força no segundo semestre de 2024, porque é durante o período em que prevemos que o Banco do Canadá será capaz de mudar as altas taxas de juros com as quais estamos convivendo hoje", disse ela.
O relatório estima que o PIB aumentará 1% este ano e 0,9% no próximo ano. A Deloitte Canada havia previsto anteriormente que o PIB sofreria uma contração de 0,9% em 2023.
No entanto, os próximos dois trimestres para a economia canadense serão difíceis, disse Desjardins. "A economia do Canadá entrou em uma fase difícil e o crescimento provavelmente será insignificante", disse ela. "De fato, temos alguns trimestres negativos na previsão".
Saiba Mais