Programa de autismo de Ontário agora financia quase 9.000 crianças em terapia básica
O número de crianças com autismo que recebem terapia básica com financiamento público e com base nas necessidades em Ontário parece ter retornado apenas agora ao nível de cinco anos atrás, antes de as mudanças feitas pelo governo terem alterado o sistema.
Documentos obtidos por meio de uma solicitação de liberdade de informação mostram que, em meados de julho, havia 8.758 crianças cujas famílias tinham um contrato de financiamento assinado para serviços de terapia básica. As matrículas estavam aumentando constantemente, mostram os documentos, e isso provavelmente continuou depois de julho, embora o governo tenha se recusado a fornecer os números atuais.
Em 2018-19, principalmente antes de as mudanças entrarem em vigor, 10.365 crianças receberam serviços baseados em necessidades no Ontario Autism Program, informou o Financial Accountability Office da província.
Esse número diminuiu depois, pois as crianças saíram do programa e outras não estavam sendo adicionadas da mesma forma quando o governo mudou para um novo modelo de financiamento.
Alina Cameron, presidente da Ontario Autism Coalition (Coalizão de Autismo de Ontário), disse que está "furiosa" ao ver a falta de progresso a longo prazo nos novos números. "Não posso acreditar que tão poucas crianças [estejam sendo atendidas]", disse ela.
"A intervenção precoce é fundamental. Essa é a coisa que fica gravada em sua cabeça como pai ou mãe quando seu filho recebe um diagnóstico. Então você tem um ministério que está se arrastando para colocar esse programa em funcionamento. É assustador, porque essas crianças nunca atingirão seu potencial de desenvolvimento...
Saiba Mais