Hipoteca no Canadá: renovar ou refinanciar o empréstimo imobiliário?
Muitos proprietários canadenses estão enfrentando um choque com seus pagamentos mensais quando a hipoteca chega para ser renovada, o que os deixa com uma escolha crucial: renovar ou refinanciar o empréstimo imobiliário.
"Eles estão acostumados a pagar $2.000 por mês nos últimos cinco anos e, de repente, agora seus pagamentos vão subir para $4.000", disse Leah Zlatkin, especialista em hipotecas da LowestRates.ca.
Quando um proprietário renova uma hipoteca existente ao final de seu prazo, tradicionalmente de cinco anos, o credor atualiza o contrato com uma nova taxa de juros - e, como diz Zlatkin, a maioria dos detentores de hipotecas verá pagamentos mensais mais altos após uma série de aumentos na taxa básica do Banco do Canadá.
O refinanciamento envolve a rescisão total do contrato atual e a assinatura de um novo contrato. É uma opção útil para quem deseja acessar o patrimônio líquido da casa, consolidar dívidas ou trocar de credor para obter uma taxa melhor. Também permite que o mutuário estenda seu período de amortização, ou o tempo para pagar totalmente a hipoteca.
Para aqueles com carteiras mais finas, "você está refinanciando para re-amortizar em um período de tempo mais longo para facilitar esses pagamentos", disse Zlatkin.
O resultado pode ser um pagamento total de juros maior no longo prazo, mas os custos mensais são menores, uma vez que os pagamentos são estendidos por vários anos.
Uma pesquisa do Bank of Canada mostra que quase metade das hipotecas canadenses tinha amortizações superiores a 25 anos em...
Saiba Mais