Autoridades mexicanas confirmam 27 mortes após passagem do furacão Otis
As autoridades mexicanas divulgaram nesta quinta-feira o primeiro balanço da destruição causada pelo furacão Otis na costa do Pacífico do país: pelo menos 27 mortos e quatro desaparecidos.
Dezenas de milhares de moradores de casas danificadas e sem eletricidade aguardavam ajuda mais de um dia depois que o Otis chegou à costa de Acapulco.
A secretária de Segurança Federal, Rosa Icela Rodriguez, disse que foram confirmadas 27 mortes e quatro desaparecimentos. Os comentários de Rodriguez na coletiva de imprensa matinal do presidente Andres Manuel Lopez Obrador foram repetidos minutos depois pela governadora do estado de Guerrero, Evelyn Salgado.
Lopez Obrador disse que a destruição foi tão completa que nem um único poste de energia elétrica permaneceu de pé na zona de impacto. Pequenos agricultores tiveram suas plantações de milho devastadas pelo vento e pela chuva forte do Otis, disse ele. Restaurar a energia elétrica na área era uma prioridade máxima.
“Cenário de pesadelo”: furacão Otis atinge Acapulco, no México, com ventos de 265 km/h https://t.co/gHJsLMYumR pic.twitter.com/SyJuoIrBHZ
— Jornal North News (@NorthNewsJornal) October 25, 2023
"Lamentamos os 27 mortos", disse Lopez Obrador. O presidente disse na noite dessa quarta-feira que havia sido informado de que o número de mortos era de 18, mas o número aumentou na quinta-feira. "Isso é o que mais dói", disse ele sobre as mortes, observando que as perdas materiais poderiam ser substituídas.
Lopez Obrador compartilhou detalhes de apenas uma morte: Ele disse...
Saiba Mais