Ontário reduz para 40 anos a idade para exames regulares de câncer de mama
Ontário está reduzindo a idade para exames regulares de câncer de mama com financiamento público de 50 para 40 anos, o que, segundo a Ministra da Saúde, Sylvia Jones, ajudará na detecção precoce.
Segundo Jones, a expansão significará que mais 130.000 mamografias serão realizadas na província a cada ano.
A medida segue um rascunho de recomendação da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA no início deste ano, que disse que os exames naquele país deveriam começar aos 40 anos em vez de aos 50, porque as evidências sugerem que isso teria um benefício moderado na redução de mortes.
A mudança em Ontário significa que, a partir do outono de 2024, mulheres elegíveis com idade entre 40 e 74 anos podem se auto-referir para uma mamografia a cada dois anos.
As pessoas já podem fazer mamografias regulares e ressonâncias magnéticas da mama entre 30 e 69 anos de idade se forem consideradas de alto risco, como aquelas com histórico familiar de câncer de mama ou pessoas portadoras de determinados genes conhecidos por aumentar o risco de câncer de mama.
O ministério afirma que, de agora até o próximo outono, os locais que oferecem exames de câncer de mama contratarão novos funcionários e trabalharão com o governo para desenvolver um sistema público de relatórios para que as pacientes possam ver os tempos de espera em toda a província.
"Quase 12.000 mulheres são diagnosticadas com câncer de mama a cada ano, e sabemos que a detecção precoce e o maior acesso...
Saiba Mais