Queda na imigração de residentes temporários pode prejudicar economia do Canadá, diz novo estudo
O crescimento econômico e demográfico do Canadá pode sim estar relacionado ao boom de residentes permanentes nos últimos anos, porém um novo estudo da Desjardins sugere que o país pode estar subestimando o efeito que a migração temporária tem sobre a economia.
De acordo com o economista Marc Desormeaux, a economia canadense pode ser "duramente atingida" se o país sofrer um declínio na imigração de residentes não permanentes (NPR) em face de um período de fraqueza econômica.
A imigração de residentes temporários, ou não permanentes, é a raiz do crescimento populacional do Canadá na "maioria das províncias". Residentes temporários são uma categoria de imigrantes para o Canadá que inclui grupos como trabalhadores estrangeiros, estudantes internacionais e refugiados
Especificamente, a migração de trabalhadores estrangeiros (aqueles com permissão de trabalho) liderou o crescimento do NPR no último ano, já que esse grupo foi responsável por 70% de todo o crescimento nessa categoria. Esse fato foi constatado tanto em nível nacional quanto nas quatro maiores províncias do Canadá.
Neste estudo, a modelagem incluindo um cenário positivo, um cenário negativo e um cenário pessimista é usada para projetar como o Produto Interno Bruto (PIB) nas quatro maiores províncias do Canadá (Ontário, Colúmbia Britânica, Quebec e Alberta) seria impactado com base em diferentes níveis de admissão de NPR no Canadá em 2023 (2023-2024) e 2024 (2024-2025). Essas províncias representavam quase 90% do PIB total do Canadá em 2022.
Entendendo que esses resultados variam de acordo com a província - entre uma queda de 0,5 e...
Saiba Mais