Mais de 1 em cada 3 pessoas no Canadá passou um ano sem ir ao dentista, diz StatCan
Mais de um terço dos canadenses relatou não ter consultado um dentista no ano passado, de acordo com um novo relatório do Statistics Canada.
Com base nos dados da Pesquisa de Saúde da Comunidade Canadense de 2022, o relatório também constatou que aproximadamente o mesmo número de entrevistados, ou 35%, não tinha cobertura de seguro odontológico, enquanto quase um quarto evitava atendimento odontológico devido aos custos.
Divulgadas nessa terça-feira (7), as descobertas ocorrem no momento em que o governo federal trabalha para criar um novo plano nacional de seguro odontológico que cobrirá até nove milhões de pessoas com renda familiar inferior a $ 90.000. Uma das principais exigências do NDP em seu acordo de fornecimento e confiança com os liberais no governo, $ 13 bilhões estão reservados para o plano nos próximos cinco anos, com previsão de início da cobertura até o final de 2023.
Apenas 55% dos canadenses têm seguro odontológico privado por meio de um empregador, universidade ou outros meios, de acordo com os dados do Statistics Canada, enquanto 4% atualmente têm cobertura por meio de um plano público pago pelo governo. Das pessoas com seguro, 76% consultaram um dentista nos últimos 12 meses, em comparação com 51% das pessoas sem cobertura.
Entre as pessoas sem cobertura, 40% disseram que evitaram atendimento odontológico devido ao custo. Quase metade dos canadenses na faixa de renda mais baixa relatou ter consultado um dentista no ano passado, em comparação com quase três quartos dos canadenses na faixa mais alta.
Saiba Mais